O QUE TE MOVEH?
Pilares da Educação Humanizadora segundo o Moveh
A Educação Humanizadora é de responsabilidade Coletiva, portanto, uma tarefa de toda sociedade — famílias, escolas, organizações civis, profissionais da saúde e outros agentes — sendo urgente a mobilização coletiva e o engajamento social para transformar a educação em um eixo central do desenvolvimento humano e proteção ambiental.
1. Educação Integral e Emancipadora
A Educação Humanizadora é, por essência, integral e emancipadora, pois promove o desenvolvimento pleno do ser humano — em suas dimensões física, emocional, mental e cultural —, respeitando sua individualidade e estimulando a autonomia, a autoestima e o direito de sonhar. A formação humana está no centro do processo educativo, orientando práticas que reconhecem cada sujeito em sua singularidade e potência.
2. Cultura de Paz e Valores Humanistas
A Educação Humanizadora propõe a construção de uma sociedade fundamentada na paz, na liberdade cultural, na economia fraterna, na igualdade de direitos, na inclusão e na sustentabilidade. É compreendida como uma ferramenta essencial para o cultivo desses valores plurais e fraternos, promovendo relações mais justas, solidárias e respeitosas entre as pessoas e com o mundo.
3. Ambiente Saudável e Afetivo
O território deve ser um espaço seguro e acolhedor, em diálogo com a natureza e comprometido com uma alimentação natural e saudável. Um lugar onde pessoas possam se desenvolver com confiança, criatividade e consciência crítica diante do consumismo e das desigualdades sociais.
4. Valorização da Comunidade Escolar
Reconhece-se a importância dos professores, educadoras e educadores e especialistas em educação, defendendo sua formação adequada e continuada, condições dignas de trabalho e autonomia pedagógica como fundamentos essenciais para uma educação transformadora. Valorizamos as famílias e os princípios da educação parental como agentes fundamentais no processo de construção coletiva do conhecimento, fortalecendo os vínculos entre escola e comunidade.
5. Fortalecimento de Redes de Transformação Educativa e Incidência Política
Construção de redes colaborativas entre diferentes setores da sociedade, promovendo o intercâmbio de saberes e práticas educativas. Também se engaja na atuação conjunta com o poder público e na proposição e colaboração de políticas públicas que consolidem uma educação verdadeiramente humanizadora.
Inscreva-se aqui no canal da Semana da Educação Humanizada no YouTube




